Skip to main content

O que são e para que servem a missão, visão e valores de um negócio?

Definir Missão, Visão e Valores de um negócio é uma das tarefas importantes para o empreendedor que está iniciando uma nova jornada. Estes três itens juntos ajudam a definir melhor a sua empresa e o papel dela no mercado em que atua.

Uma pequena empresa que tem missão, visão e valores determinados possui melhor delineada a sua identidade organizacional, orientando o propósito e a razão da existência do negócio. Esses quesitos são peças importantes para direcionar estratégias da empresa, para dar um maior direcionamento dos funcionários e para responder o que o seu negócio se propõe a fazer.

Mas, o que são missão, visão e valores de um negócio?

Missão

A missão funciona como um detalhamento da razão de ser do negócio, ou seja, o seu porquê. Ela deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. Pode mudar com o tempo.

Exemplo

Missão da Natura:

Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.

bem-estar
é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

estar bem
é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

Missão da Disney:

“Alegrar as pessoas.”

Visão

A visão é descreve onde a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. Ela reflete o alvo a ser procurado pelos esforços da equipe e, por isso, deve ser prática, realista e visível. Basicamente, a visão é um conjunto de objetivos a conquistar.

Exemplo

Visão da Natura:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

Visão da Disney:

“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”

Valores

Os valores (ou crenças) são os ideais e os princípios que o negócio tem. Devem servir de guia para qualquer decisão, atitude e comportamento. Também devem estar presentes nas relações entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

Por último, são normas para que, executando a missão, se alcance a visão.

Exemplo

Valores da Natura:

A vida é um encadeamento de relações.

Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.

Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.

Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.

A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Valores da Disney:

Não ceticismo.
Criatividade, sonhos, e imaginação.
Atenção fanática aos detalhes.
Preservação e controle da magia Disney.

Tenha a sua Missão, Visão e Valores

Marcelo Nakagawa, Professor e Coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, criou uma ferramenta que vai te auxiliar muito na criação da sua missão, visão e valores (ou validação das suas caso já tenha definido). São perguntas simples, que vão te direcionar a já ter estes diferenciais estratégicos.

Veja no vídeo abaixo mais detalhes e a explicação do Marcelo:

Quer colocar tudo isso em prática? Baixe aqui esta ferramenta de Missão, Visão e Valores, do Marcelo Nakahawa com o Movimento Empreenda, e já comece seu negócio com o pé direito!

Hora de colocar a mão na massa!

 

Mariana Veiga

Empreendedora, apaixonada por marketing e tecnologia, foi fundadora da primeira agência de mídias sociais de Minas Gerais e já ajudou clientes de todos os portes a alcançarem resultados com a Internet. Hoje tem como missão ajudar empreendedores a terem negócios enxutos através da empresa Sucesso Lab.