Skip to main content
Home Office

O que é Home Office e quais as práticas para não fracassar trabalhando em casa

Home Office nada mais é do que trabalhar em casa. Este é desejo de muita gente no Brasil e no Mundo, e passa a ser uma ótima alternativa para um número muito grande de negócios e profissionais. Se você tem filhos pequenos, ou quer passar mais tempo com a família, ou mesmo quer deixar de perder horas no trânsito, esta pode ser uma ótima alternativa para você.

Eu, por exemplo, comecei minha carreira empreendedora em um home office bem simples, no meu quarto, evoluí para um escritório tradicional, e hoje retornei para um home office, agora melhor estruturado, em um cômodo independente na minha casa.

Neste artigo eu vou compartilhar o que aprendi em meus 10 anos de experiência para que você ganhe muito tempo e erre menos na hora de ter sucesso em seu home office. Vamos lá!

Home Office é para qualquer um?

A resposta é muito simples: não!

Home office não é para qualquer pessoa ou para qualquer negócio. Existem implicações técnicas de alguns negócios que inviabilizam você trabalhar de forma remota, como ter uma loja física, uma indústria, gerenciar um grande time presencialmente. Todas essas são condições que podem inviabilizar o home office, mas nem de longe são os principais fatores que inviabilizam o trabalho de casa.

O principal motivo que pode acabar com as suas chances de trabalhar em casa é disciplina. Se você não for capaz de ter uma disciplina com o seu trabalho de casa e impor esta disciplina a quem mora com você, o seu home office estará fadado ao fracasso.

Vantagens e Desvantagens

A decisão de optar por home office deve ser tomada individualmente por cada pessoa, e com você não deve ser diferente.

Eu sugiro que você faça uma lista prós e contras do home office para a sua carreira. Vou começar essa lista para facilitar sua vida, mas você deve completá-la com novos tópicos e fazer sua própria avaliação.


Item Home Office Escritório
Tempo e dinheiro gasto para ir trabalhar Bom Ruim
Foco em trabalhos individuais Bom Ruim
Agilidade para comunicação e trabalhos em grupo Ruim Bom
Reuniões presenciais com clientes Ruim Bom
Flexibilidade no horário de trabalho Bom Ruim
Distrações pessoais (familiares e domésticas) Ruim Bom
Distrações com colegas de trabalho Bom Ruim
Disciplina e auto-controle de tarefas de trabalho Ruim Bom

Agora é com você!

Crie sua própria lista e adicione variáveis a serem avaliadas que façam sentido para você. Se estiver com dúvida, basta deixar aqui na área de comentários e eu vou buscar a melhor forma de ajudar. 😉

Ideias de negócio para trabalhar de Home Office

Existem várias tarefas que podem ser executadas de um home office.

Você pode ser empregado de uma empresa que possibilite isso, você pode ser um profissional liberal ou um autônomo, como um engenheiro, advogado, médico (sim, um médico pode fazer home office dependendo da sua especialidade), ou mesmo um empresário, possuir uma empresa de serviço ou comércio (indústria também, mas é mais difícil).

Considerando que você tenha ou queira ter uma empresa, mesmo que individual, você pode considerar negócios como:

  • Serviços de design;
  • Serviços de programação;
  • Serviços de redação;
  • Consultoria empresarial;
  • Coach;
  • E-commerce;
  • Aulas particulares presenciais (de idiomas ou qualquer outra área);
  • Aulas particulares online (de idiomas ou qualquer outra área);
  • Afiliado (venda de produtos digitais de outras empresas);
  • Marketing Multi Nível;
  • Secretária Remota;
  • Engenheiro;
  • Doceira;
  • Cozinheiro;
  • Dentre outros…

Como começar um Home Office

O primeiro passo é saber o que você vai oferecer, qual o seu negócio, para só depois pensar em investir tempo e dinheiro em montar o seu home office. Isso, pois cada tipo de negócio pode demandar algo único, e você pode ter retrabalho se atropelar as coisas.

É possível começar seu home office de forma bem básica. Para isso, basta uma mesa, uma cadeira, um computador e acesso à Internet. O meu primeiro home office, quando eu tinha 17 anos, possuía exatamente essa infraestrutura, tudo isso dentro do meu quarto.

Essa memória me leva a outro alerta. A escolha do local para montar o home office. Se você não tiver alternativa, como eu não tinha aos 17 anos, você pode iniciar dentro do seu quarto, mas não é o ideal. O melhor é escolher um ambiente da sua casa que sofra a menor interferência possível de ladrões de produtividade. Um ambiente exclusivo para o seu home office é a melhor opção. O meu atual home office fica dentro de um ambiente independente na minha casa, um quarto exclusivo para ele.

Para entender melhor sobre os primeiros passos, a rotina e os desafios para começar seu home office, sugiro assistir o vídeo abaixo, feito pela Marina e o André, especialistas no assunto.

Dicas de Home Office

Para assistir o vídeo, clique na imagem acima ou clique aqui.

A busca por clientes

As variáveis para o sucesso de um home office ou de qualquer negócio são várias, mas tem uma coisa que negócio nenhum no mundo sobrevive sem: cliente.

Se você tem um negócio, já sabe que cliente não cai do céu, não bate na sua porta sem você ter feito nada, nem mesmo saberá que você existe se não tiver uma boa estratégia para atraí-los.

O que você precisa fazer aqui é adotar uma boa estratégia de marketing, fazendo com que as pessoas e empresas te conheçam, saibam o que você faz, confiem no seu trabalho, e contratem ou comprem o que você oferece.

Sobre esse assunto, minha recomendação para você atrair clientes para o seu negócio é participar do meu workshop online e gratuito onde eu compartilho os 5 simples passos para atrair clientes todos os dias, e como você pode aplicar no seu negócio. Basta acessar empresaenxuta.com/me e participar!

Dinheiro x Home Office

A saga do dinheiro para abrir, manter e prosperar em seu home office é outro ponto extremamente importante.

Já sabemos que para começar o seu home office você não vai precisar de muito dinheiro, muito pelo contrário. É possível que você já tenha tudo que precise para iniciar seu home office. Se não, existem algumas opções criativas para montar a estrutura básica do seu home office, mas este é assunto para um outro papo.

O que muita gente esquece é que, mesmo um home office, tem um custo para existir. Aumento nas contas de energia elétrica, internet, gastos com a formalização do negócio, dentre outros fatores, precisam estar na ponta do lápis, para que você não rasgue o seu dinheiro.

Começar seu home office com uma reserva financeira pode ajudar a diminuir a pressão na busca pelos primeiros clientes, e garantir os primeiros meses de vida do seu negócio.

Outras dicas importantes sobre este tema, eu deixo por conta do casal especialista no assunto:

Para assistir o vídeo, clique na imagem acima ou clique aqui.

Inspire-se (fotos de home offices)

Eu selecionei algumas fotos de home office para inspirar na criação do seu espaço de trabalho. Confira!

Home office, updated!

Basement Home Office

Home Office Makeover Ideas

Home office furniture interior

How to Decorate Modern Home Office

How to Decorate Modern Home Office

Home office design ideas

Home office

designer home office

One of my favorite places.

workspace-home-office-interior-side-hustle-43-copy-LS-1

Sunday home office set-up

home-office-336377_1920

Home office desk 2017-1

Family Home Office Design Ideas Pictures

Home Office Design

Ciao!!🌹 Home Office com ar descontraído. Móveis clássicos. Costumo dizer que nem tudo tem que ser renovado. O couro bem usado aqui agrega muito charme e deixa a casa com cara de que é usada. Afinal é o que esperamos de uma. E em Firenze... Una casa c

Quer montar seu home office?

Confira os próximos passos…

Se você já está decidido, o próximo passo é partir para a ação. Planejar os primeiros passos, modelar seu negócio, conquistar os primeiros clientes e trabalhar.

Caso você queira se preparar melhor para dar este importante passo na sua carreira empreendedora, eu recomendo seguir as valiosas dicas de quem mais entende sobre o assunto. A Marina e o André, dos vídeos que mostrei acima, possuem um site sobre o assunto, o GoHome, além de um treinamento completo para você se preparar da melhor forma para dar os próximos passos. Para saber mais, acesse empresaenxuta.com/gohome.

Conclusão

Não existe forma certa de montar um home office, mas é possível evitar uma série de erros comuns, e acelerar as suas chances de sucesso ao migrar a sua base de trabalho para dentro da sua casa. O mais importante é ter firmeza na sua decisão, se preparar para isso e seguir em frente.

Acredite, esta é uma excelente opção que acaba se transformando em um estilo de vida, mais do que um negócio.

Ah! Me diz o que achou deste post e quais os seus próximos passos. Se tiver alguma dúvida, é só mandar por aqui também.

Forte abraço e muito sucesso!

Você também precisa ler isso...

Vinícius Mont Serrat

Empresário, empreendedor, fundador da primeira agência de mídias sociais de Minas Gerais, sócio da Pocket Lab, onde desenvolve projetos digitais, e fundador da Empresa Enxuta. Já ajudou dezenas de empresas e profissionais liberais a otimizarem seus negócios.