Skip to main content

Como ter foco | 3 dicas + Folha da Produtividade Extraordinária

Durante alguns anos da minha vida, o meu maior desafio era conseguir concentrar e dedicar energia em algo que realmente fizesse sentido. Como ter foco no que realmente importa é o meu maior desafio (e o seu também!), pois é um dos principais fatores que farão com que você tenha sucesso ou não.

O dia tem 24 horas para todo mundo. O mês tem 30 dias para todo mundo. O ano tem 365 dias para todo mundo. A pergunta que não quer calar é: por que você não consegue fazer em um mês o que pessoas que tem foco fazem em uma semana ou em até um dia? Por que pessoas constroem impérios em 5 ou 10 anos, e outras trabalham 10 a 15 horas por dia e não conseguem construir nada em uma vida inteira?

A resposta é sempre a mesma: foco.

Se parece tão simples, como ter foco e, consequentemente, ter sucesso?

Vamos começar entendendo o que é foco antes de traçar a melhor estratégia para você ter foco e sucesso na sua vida e nos negócios.

 

O que é foco?

É a capacidade que o indivíduo tem de usar a força natural, disponível para qualquer pessoa, e concentrá-la em um único ponto para promover poder e mudança

paulo.original1Essa é a definição de um dos maiores especialistas em foco do Brasil, Paulo Vieira, master coach e presidente da FEBRACIS e IFISC.

Você já deve ter ouvido o ditado popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Isso é foco! Quando muitas energias são concentradas em um único objetivo, por mais que aquilo pareça impossível, é gerada uma força capaz de promover mudanças, transformações.

Quando você usa o foco para transformar as coisas na sua vida, você consegue obter resultados e conquistas que pareciam impossíveis, como passar acumular fortunas, conquistar pessoas, levar seu negócio para o próximo nível, passar em provas e concurso, dentre tantas outras transformações importantes para a vida.

Entendido. A próxima pergunta é…

Como ter foco?

Existem algumas crenças a serem quebradas para que você consiga ter foco e, por sua vez, resultados palpáveis e sucesso nos seus objetivos. Eu vou listar algumas delas aqui para você.

como-ter-foco-post-o-poder-do-foco

1. Dizer NÃO

O lendário Steve Jobs já dizia:

Algumas pessoas acham que foco é dizer sim para coisa que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de boas outras ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

É fácil ver que ele seguia isso à risca em uma de suas empresas, a Apple, que possui meia dúzia de produtos com qualidade impecável, e sempre um passo à frente do seu tempo, ditando tendência.

Quem diz SIM à todas as oportunidades que lhe são apresentadas, acaba não fazendo nada de concreto. Você sabe muito bem disso, não é mesmo? É hora de mudar!

2. Foco “no piloto automático”

Sim, você leu certo. Você precisa colocar o seu foco na coisa certa, e isso precisa acontecer “no piloto automático”.

Você sabe como conseguir fazer isso?

Simples (que não é fácil): consistência. Ou seja, não sair do foco. Impedir que outros fatores tirem a sua energia do foco.

Para fazer isso, você precisa se impor hábitos que são verdadeiramente produtivos para você. E, antes disso, você precisa eliminar de vez os hábitos improdutivos da sua rotina, que tiram o seu foco do ponto certo.

A pergunta que deixo aqui é: o que tira o seu foco do lugar certo? É o Whatsapp? É o Facebook? É a TV? São as amizades erradas?

Você precisa se fazer presente para isso e mudar essa realidade radicalmente, até que se torne um hábito, um novo hábito.

3. Hábitos saudáveis

Aqui eu não estou dizendo em comer alimentos orgânicos e praticar exercícios (apenas). Eu estou falando de implementar uma rotina favorável a manter você no caminho certo, com o foco certo, e com isso acelerar a velocidade das suas conquistas. É óbvio que alimentação saudável e exercícios aumentam a sua produtividade (via de regra), mas você precisa ir além.

Um bom exemplo que tenho para compartilhar é o meu uso de Facebook. Eu simplesmente bloqueei a minha timeline do Facebook no meu computador. Eu identifiquei que isso tomava cerca de 1 hora do meu dia, todos os dias, naqueles breves momentos de distração, que tiravam cerca de 10 minutos, e que eu fazia aproximadamente 6 vezes por dia.

Eu falo um pouco mais sobre isso em um vídeo que fiz e está no nosso canal do YouTube. Se quiser assistir, é só clicar aqui.

Agora você precisa partir para a prática e dar o próximo passo. Eu vou te ajudar com isso…

Folha da Produtividade Extraordinária

O Paulo Vieira, que mencionei anteriormente, criou a folha da produtividade extraordinária, produtividade essa que você só consegue após entender a importância e o como ter foco. Com ela, você vai aprender a listar suas atividades e pontuá-las como:

  • Desnecessária;
  • Delegável;
  • Importante;
  • Urgente.

Nesse momento, você vai descobrir onde está utilizando seu tempo, revelando assim, quais são as atividades que estão roubando seu precioso tempo.

A partir disso, você pode refletir sobre as atividades que realizaram e planejar a próxima semana com base nas reflexões.

Vamos para a prática!

Como usar a folha da produtividade extraordinária

Passo 1 – Baixar sua Folha da Produtividade Extraordinária

Para baixar a folha da produtividade extraordinária, clique aqui ou na imagem abaixo.

Como Ter Foco Folha da Produtividade Extraordinária

Passo 2 – Rastreie suas Atividades

Preencha o campo “Atividade” com a descrição das tarefas que você realiza ao longo do seu dia em uma semana normal. Seja muito atencioso e detalhista nesse momento. É preciso identificar quais são os ladrões do seu tempo.

Passo 3 – Use o “Critério de Avaliação de Atividades”

Marque a atividade segundo uma das seguintes categorias: Desnecessária, Delegável, Importante ou Urgente. Nessa etapa é necessário muita sinceridade e honestidade. Classificar a atividade na qual você está dedicando tempo é fazer o diagnóstico de como você tem empregado sua atenção e energia.

Passo 4 – Faça a Somatória das Categorias de Avaliação

Ao final do dia some as pontuações de cada uma das categorias de avaliação. É nesse momento que você vai descobrir onde está utilizando seu tempo. Esse processo também vai revelar quais são as atividades que estão roubando seu precioso tempo.

Passo 5 – Planeje sua Nova Semana Extraordinária

Reflita sobre as atividades que você realizou e planeje sua próxima semana com base nas suas reflexões. O ideal é que você faça apenas as atividades que são “Importantes”. Planeje sua nova semana para garantir que seu tempo vai ser empregado de forma estratégica.

Pronto!

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e dar o próximo passo para trabalhar seus hábitos, colocar seu foco no lugar certo e começar a construir uma vida melhor e um negócio mais rentável.

EXTRA!
Como eliminar a falta de foco em 28 dias

Com essas dicas e técnicas que compartilhei com você aqui neste post você pode arregaçar as mangas e colocar em prática agora mesmo.

Mas, se você está em busca de um passo a passo com mais profundidade, eu tenho uma dica extra para você: a técnica O Poder do Foco.

Na verdade, quem vai te ajudar não sou eu, e sim o Paulo Vieira. Ele desenvolveu uma metodologia que vai transformar você fazendo com que elimine de vez seus principais impedimentos, aumentando de forma exponencial seus níveis de autoconhecimento, autogestão, automotivação e, assim, promove conquistas tremendas em sua vida.

Para entender melhor do que estou falando, clique aqui ou na imagem abaixo para assistir o vídeo que ele mostra essa técnica.

como ter foco - o poder do foco

Pronto para mudar de lado, passar para o time dos campeões, concentrar suas energias no lugar certo e descobrir como ter foco?!

Espero que este post tenha te ajudado e que você realmente coloque em prática tudo que aprendeu aqui.

Qualquer dúvida ou consideração, basta deixar um comentário aqui em baixo.

Sucesso, foco e até breve!

Você também precisa ler isso...

Vinícius Mont Serrat

Empresário, empreendedor, fundador da primeira agência de mídias sociais de Minas Gerais, sócio da Pocket Lab, onde desenvolve projetos digitais, e fundador da Empresa Enxuta. Já ajudou dezenas de empresas e profissionais liberais a otimizarem seus negócios.