Skip to main content
produtividade

5 estratégias para aumentar a produtividade no trabalho

Aumentar a produtividade no trabalho não é apenas aumentar a produção da empresa, mas sim, produzir com mais eficiência e garantir a melhoria ou manutenção da qualidade do produto ou serviço que sua empresa oferece.

Você tem uma equipe qualificada, mas sabe que não estão produzindo como deveriam?

Tem um ambiente descontraído para estimular a criatividade, mas em contrapartida está acabando com a produtividade dos seus funcionários?

Ou até mesmo, trabalha em um home office, mas tem diversas distrações, não produz o suficiente e por esse motivo precisa trabalhar muitas horas a mais?

Para resolver esses problemas, existem algumas estratégias para aumentar a produtividade no trabalho que devem ser levadas em consideração e serão mencionadas nesse artigo.

E para que você comece a entender sobre esse assunto, costumamos chamar de fluxo de trabalho a sequência lógica de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, e diante disso, é mais fácil enxergar como um fluxo de trabalho mal planejado, pode atrapalhar o desempenho e consequentemente a produtividade da sua empresa.

Para aprimorar este fluxo de trabalho e torná-lo adequado a sua empresa, aumentando a eficácia e a eficiência das atividades desenvolvidas, precisamos utilizar algumas estratégias.

Então, confira agora 5 dicas de estratégias para aumentar a produtividade no trabalho que são executadas por grandes empreendedores, e você pode implantar na sua empresa:

1.    Automatize suas tarefas

Usar ferramentas tecnológicas contribuirá para que evite a repetição desnecessária do seu trabalho.

Para isso, é possível instalar uma sequência lógica em seus processos diminui as suas chances de cometer erros.

Atualmente existem softwares de gestão que podem ajudar e contribuir para que as tarefas aconteçam de forma sincronizada e atendendo as necessidades de sua empresa.

Além disso, seu trabalho ficará mais padronizado e assim, sua empresa ganhará mais tempo e consequentemente irá melhorar o desempenho e a competitividade no mercado.

2.    Tenha atenção com a comunicação interna

Uma boa comunicação é a chave para que todos os passos até a atividade final de sua empresa sejam bem realizados.

Um dos maiores problemas encontradas relacionados à queda na produtividade é a má comunicação entre os setores e funcionários envolvidos em determinado processo.

Então, é importante definir as tarefas e seguir uma seqüência lógica para que elas aconteçam da melhor forma, e também é necessário trabalhar para melhorar comunicação entre todos os departamentos da sua empresa.

Algumas sugestões para trabalhar a comunicação dentro da sua empresa são:

  • Promover o dialogo através do trabalho colaborativo
  • Criar murais de recado
  • Criar grupos de e-mail
  • Criar procedimentos e definir o papel de cada departamento ou colaborador dentro do processo
  • Criar uma intranet

Fazer essas, e diversas outras ações que estimulem a comunicação interna, fortalecerá ainda mais a união da sua equipe.

3.    Faça treinamentos periódicos com a sua equipe

Para que sua equipe entregue corretamente o trabalho solicitado – além de utilizar uma boa comunicação para explicar os detalhes sobre cada projeto – é necessário realizar treinamentos periódicos, tanto de melhoria contínua, quanto de novas ferramentas de trabalho.

Ou seja, não basta entregar as ferramentas se a equipe não sabe utilizá-las de forma correta. E para isso, é preciso investir em capacitação e em consultorias, evitando assim gastos desnecessários com erros cometidos posteriormente.

Para isso, contrate uma empresa ou uma pessoa capacitada para treinar sua equipe. Essa é uma das melhores formas de prevenção para que todos aprendam e compreendam os benefícios que as mudanças podem trazer.

Então, faça com que sua equipe sinta-se como parte da empresa. Mostre a todos seu potencial e sua importância, investindo em capacitação, e dessa forma conseguirá manter a motivação e despertar o interesse para que todos trabalhem em conjunto e de forma ordenada para aumentar a produtividade no trabalho e consequentemente melhor desempenho da empresa.

4.    Aprenda com os erros

Erros acontecem a todo momento e isso pode prejudicar a produtividade da sua empresa, mas, onde existem pessoas existe a possibilidade de cometer erros.

Entretanto, é possível utilizar uma estratégia que pode minimizar a repercussão dos erros cometidos.

Essa estratégia é muito simples: Aprender com cada erro cometido.

O objetivo dessa tática é saber administrar os erros cometidos aprendendo com eles e solucionando da melhor forma possível. Dessa forma, a probabilidade que o erro se repita é reduzida e a capacidade de sua equipe em lidar com problemas é aprimorada.

Experimente implementar em sua empresa uma folha com o registro de erros e falhas e suas respectivas soluções. Isso certamente fará com que sua produtividade no trabalho seja cada vez mais aprimorada.

5.    Tenha um ERP para aumentar a produtividade no trabalho

Uma ferramenta de gestão corporativa vai ajudar a lidar com todas as estratégias anteriores.

Mas, para isso é necessário adquirir um software de qualidade e que traga segurança para que sua empresa tome decisões assertivas e imediatas, com base em dados confiáveis.

Algumas opções de sistemas de gestão podem ser adquiridas em uma versão online, em que o acesso é feito por meio de uma senha, sem necessidade de instalação, garantindo segurança e a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar, sem a necessidade de ir até o seu escritório para gerar um único relatório.

Com esta nova ferramenta que tem inovado o ramo empresarial, o empreendedor não precisa mais perder tempo preenchendo papeis ou procurando documentos, pois tudo estará registrado em uma nuvem online onde é possível definir quem terá acesso às informações da empresa.

Com isso, o empresário terá mais tempo para se dedicar às tarefas realmente importantes e que demandam de sua presença e tempo, fazendo sua pequena empresa caminhar rumo ao sucesso, como por exemplo, fazer mais reuniões com possíveis investidores.

E você já conhece alguma ferramenta de gestão empresarial?

Acesse o site da Gestão Click, que é um sistema de gestão online que ajudará a tornar o gerenciamento da sua empresa muito mais eficiente.  O software oferece controle de estoque, gestão financeira, de vendas, emissão de notas e muitas outras funcionalidades que vão aumentar a produtividade do seu negócio.

Faça o teste por 15 dias gratuitamente, e conheça um sistema de qualidade com tudo o que sua empresa precisa para aumentar a produtividade e a competitividade no mercado.

Você também precisa ler isso...

Gabriela Vitória

Parceira da Empresa Enxuta, Gabriela Vitória é redatora e analista de marketing da empresa GestãoClick, software de gestão empresarial.